7 de janeiro de 2014

Figurino de Bufão.

Então vamos ao que interessa!
A imagem de um bufão varia com o que ele quer transmitir ao público. As cores e formas, as expressões corporais e sua maneira de agir formam o conjunto quando relacionados ao tipo de roupa que ele esta vestindo, só assim o bufão se caracteriza e tem então sua personalidade. Uma roupa somente ou uma expressão isoladas não transmitem a emoção do personagem, tudo é um complemento.
Duas coisas muito importantes de se lembrar é que, 1: Não é necessário nada combinar com nada, mas a roupa do personagem tem que trazer um significado, ou seja, não se trata somente de amontoar peças sobre peças e pronto, tem que haver um ajuste, e isso só iremos conseguir quando já soubermos quem é o nosso bufão; E 2: não sobrecarregue sua mente pensando "não sei por onde começar", se você tiver um monte de ideia junto, selecione apenas uma como "imagem central, elemento central" do seu bufão, e depois você vai o completando as suas características conforme o que vai percebendo que ficaria legal ou não, basta pensar: o que quero transmitir?Se no caso, você realmente não ter ideia do que colocar com elemento central, volte lá atrás, pegue uma folha e esqueça que o personagem é você que vai fazer, escreva a história dele, sua personalidade e tudo mais, use sua criatividade, esqueça que é você quem vai interpretá-lo, simplesmente faça esta "história" como se fosse uma atividade normal. Então você vai ler o que escreveu e imaginar como seria este seu personagem, qual a principal característica dele? E aí sim você pode imaginar, uma cor que prevaleça na roupa para expressar um sentimento, um objeto enorme que o represente de alguma forma, tudo totalmente desajeitado para expressar o desengonçado, uma roupa colada para marcar as curvas da "vaidade" e por aí vai, pesquise tendencias de anos passados na moda se precisar, 60,70 e 80, se seu bufão for da época colonial, pesquise roupas coloniais para uma base do que colocar nele, entendeu?
Tem elementos muito legais que podem ajudar vocês e que realmente ficam muito bons numa roupa de bufão: Roupa colada, roupa larga, babados, fitas, panos, barras de calça e mangas assimétricos, multicores em menor dimensão (peças já coloridas), multicores em maior dimensão (uma peça de cada cor), chapéus, boinas, movimento de roupa (vestido, saia, capa), fitas amarradas pelo corpo ou para enfeite ou para marcar a manga, a cintura, o joelho etc.Penduricalhos, como os próprios instrumentos leves, ou guizos!
Suspensórios, roupas muito curtas (com devido pudor, claro), sapatos gigantes, meias de varias cores etc.
O que podemos dizer no geral é que o bufão geralmente não tem nada regrado, tudo é muito diferente e chama atenção, então quando vocês imaginarem uma coisa ridícula, não só ridícula, uma coisa bem bem bem ridícula, aí é que está o segredo! rs. Não esuqeçam do que querem transmitir!
Quanto á maquiagem e o rosto em geral, tenho como sugestão as próprias máscaras que podemos fazer de gesso, com saliências (nariz grande, bochechões etc) e as maquiagens mais festivas e "nobres" com a da Lira, ou a das "irmãs da escada"  fazer algo bem brilhoso e marcado nos olhos. Rosto branco prevalece nos personagens pois demarca melhor as expressões, atenuar as sobrancelhas ou boca com cores fortes é legal também, inventar bigodes, sardas ou cicatrizes pode caracterizar melhor o bufão, e desenhos artísticos no rosto também ficam show, mas depende do personagem.
Bem, eu fiz este artigo mais para "guiar" vocês na construção do bufão de cada um, claro que podem sempre pedir ajuda para mim, no entanto preciso que a ideia central parta de vocês, porque é vocês que vão interpretar, o resto é só complemento e aí eu entro para auxiliar. Espero ter ajudado, vou deixar umas fotos pra vocês!












Um beijo seres geniais <3 p="">

Nenhum comentário: