23 de agosto de 2013

Materialismo Social

Minha contemporaneidade vêm sendo complexa demais para se viver.
Digo isto pela influência que exerço sobre as pessoas, e muito mais pela influência do mundo sobre mim, aliás nas redes sociais eu vejo coisas tão difíceis de superar moralmente ou intelectualmente que chego muitas vezes pensar em deletar as minhas páginas.
Este é um dos motivos pelos quais gosto de  rede de blogs, aqui não há exibições fúteis e desinteressantes do dia a dia alheio, não há postagens hipócritas em abundância, e não há tanto materialismo, não na maioria deles.
O que estou querendo dizer é que no meu cotidiano me deparo inúmera vezes com materialismos artificiais que me incomodam: Pessoas usando bandeiras da Austrália ou dos EUA ( sem nunca imaginar o quanto são toscas por isso), Adolescentes fugindo da simplicidade e da humildade, não usam chinelo, usam croc's! (¬¬), se importam exageradamente com sua aparência, com o estilo de roupa ou tênis que estão usando!
mulheres se enchendo de maquiagem ás 6h da manhã no trem para entrar no jogo de quem ganha mais olhares safados, precocidades sem limites da juventude menor de idade, essa questão de marca de roupa, hoje as pessoas são outdoors! Caramba, não é por nada não, mas isso não pode ser normal. E realmente meus caros, me incomoda demais.
 Mais que um desabafo, isso é uma lamentação, eu juro que sinto vontade de chorar quando me pego olhando pra uma vitrine querendo algo que não preciso! Eu me culpo, afinal são coisas tão bestas como um all star novo, uma jaqueta da moda, uma câmera nova (D:) etc, que não se faz necessário! é um sentimento controverso isso que sinto, pois sou questionadora suficiente para brigar até comigo mesma neste tipo de situação, é inadmissível por no mínimo 3 motivos: Contribuição ao mercado capitalista, que exerce com a mídia os mais diversos tipos de lavagem cerebral no ser humano consumista para fazer com que ele acredite que precisa daquilo, e com esse lucro que ultrapassa milhões simplesmente fazem investimentos em mais riquezas privadas o que só nos empobrece mais, sem contar o uso excessivo de cartões de DÍVIDA, afinal não existe cartão de crédito quando não se tem saldo nele. 2- Sentimentalmente o remorso de saber que existem pessoas na rua de trás da minha casa que não possuem dinheiro pra comprar arroz, e eu pagar R$ 100 ou mais numa roupa! Desequilibrado no mínimo é este ato, mas eu diria que é desumano.3-O óbvio fato de não precisar, utilizar uma roupa por status, para se enquadrar na normalidade social popular das coisas, comprar porque está barato, comprar porque viu na novela, comprar porque viu alguém usando e achou lindo? Nada disso é precisar,e este fator supérfluo só contribui mais com o retardamento das pessoas em pensarem que roupa compõe alguém.
Visitantes, vocês conseguem entender o que quero explicar? Nossa sociedade está entrando em parafusos, invertendo valores como nunca, eu poderia citar mais de 50 compulsividades de compra atual ( nike, melissa, madbull, lacoste, holister etc), coisas que fazem o indivíduo se sentir mais popular e que o motiva a pensar mais sobre como melhorar esta popularidade e beleza exterior. Mas não é bem assim que se reforma um mundo, imagina se todas as pessoas dessem a atenção que dão ás suas roupagens, estilo e aparência ao seu interior? Se essa dedicação fosse especialmente para mudar seus defeitos e estar mais lindo por dentro?
Sei que é radical esta minha tese, mas ainda é o que espero das pessoas, principalmente da juventude. "Estão muito ocupado pra pensar" disse meu pai, Raul Seixas, e lamentavelmente devo concordar.
Hoje, eu, jovem da sociedade capitalista do século XXI, estou tentando reformular esses meus valores, você ter vontades não é errado, não nascemos para sofrer, temos que desfrutar dos benefícios deste lugar! Eu tenho muita vontade de fazer umas 10 tatuagens que já até desenhei de tanta ansiedade, eu queria um equipamento novo de fotografia para poder fazer meu hobby preferido, queria uma camisa nova xadrez, e também queria pintar meu cabelo de novo. Para tudo isso eu tenho que ter capital, é justo que eu trabalhe e faça o que eu quero com meu dinheiro! Mas qual é meu objetivo maior? Qual é a verdadeira prioridade desta minha vida? Eu não cai de paraquedas neste planeta, não estou aqui neste exato lugar por acaso, eu me frustei por algumas semanas seguidas, porque tive que emprestar\usar\dar meu dinheiro para outras coisas mais importantes que essas coisas materiais, eu fiquei mais que chateada por não conseguir o que quero enquanto vejo outras pessoas tendo tão mais rápido que eu. Mas de verdade? Eu espero que elas tenham a oportunidade de pensar neste processo de materialismo que vivemos hoje, não tem nada de errado possuir coisas que você gosta e de sua preferência, mesmo que seja a mesma que a popularidade, porém a aquisição por luxo, vaidade ou exibição não é algo saudável para quem quer se sentir bem consigo mesmo.
Espero ter feito compreender,
volte com dúvida ou porque gostou :)

Abraços

Nenhum comentário: